Análise Comparativa da Atividade Elétrica dos Músculos Abdominais Durante Exercício Tradicional e Método Pilates Sob Duas Condições.
Por Mariana Felipe Silva (Autor), Mônica A. C. Silva (Autor), Renata Rosa Campos (Autor), Fernanda Q. R. C. Mostagi (Autor), Ana Paula R. G. Cardoso (Autor), Taufik Abrão (Autor), Jefferson Rosa Cardoso (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 15, n 3, 2013. Da página 296 a 304
Resumo
Exercícios baseados no método Pilates são relatados na literatura para serem utilizados como proposta de fortalecimento de tronco. O objetivo deste estudo foi analisar e comparar a atividade elétrica dos músculos reto abdominal e oblíquo externo, durante um exercício de abdominal tradicional e um exercício baseado no método Pilatescom bola e com faixa elástica. A amostra foi composta por 10 mulheres saudáveis não praticantes de Pilates, que realizaram o exercício de abdominal tradicional e Roll-up com bola e faixa elástica. O sinal foi normalizado pelo pico eletromiográfico da atividade dinâmica e foram ajustados para 2000 amostras por segundo e o filtro em uma frequência de passagem de 20 a 450 Hz. Na comparação entre exercícios, o músculo oblíquo externo na fase concêntrica teve maior recrutamento no Roll-up com bola (P = 0,042). Na comparação entre os músculos em cada exercício, o reto abdominal teve maior ativação nas fases concêntrica (P =0,009) e excêntrica (P = 0,05) do abdominal tradicional. As porcentagens de ativação variaram de 15% a 22%. O exercício de abdominal tradicional teve a maior porcentagem de ativação.