Análise Comparativa da Qualidade de Vida em Acadêmicos Ingressantes e Concluintes do Curso de Educação Física
Por Lílian Fernanda Pacheco Moreira de Souza (Autor), Hellis Paula Caires Santos (Autor), Lídia Acyole de Souza Oliveira (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A avaliação da qualidade de vida (QV) tem despertado a atenção de diversos pesquisadores, e vem crescendo quando o público alvo são os universitários. Objetivo: Analisar comparativamente a QV em acadêmicos ingressantes (primeiro período) e concluintes (oitavo período) do curso de Educação Física da ESEFFEGO – UEG. Material e Métodos: Este estudo é de caráter transversal, descritivo e com análise quantitativa. A avaliação da QV foi correlacionada com a variável período (1º e 8º) e os instrumentos utilizados foram ficha sociodemográfica e o questionário WHOQOL bref. Para análise dos dados foi usada estatística descritiva através de média e desvio padrão, e o teste ANOVA para comparação entre os grupos considerando p<0,05. Resultados: Participaram do estudo 78 alunos, sendo a amostra composta por 42 mulheres (53,8%) e 36 homens (46,2%), com idade média de 19,84 ± 4,14 anos. Observou-se que os alunos ingressantes (1P) apresentaram escores estatisticamente superiores em relação aos alunos concluintes (8P) no domínio Social (1P= 69,3±18,8/ 8P=58,6±31,5), conforme mostrado na tabela 1. Conclusões: A análise dos resultados nos permite atestar que a melhor QV dos universitários ingressantes do curso de Educação Física no domínio social pode estar relacionado à menor carga de pressão imposta ao longo do curso e também por ser um momento de início de uma nova jornada, cheia de expectativas positivas e estabelecimento de novas relações.