Resumo

Introdução: A avaliação da qualidade de vida (QV) tem despertado a atenção de diversos pesquisadores, e vem crescendo quando o público alvo são os universitários. Objetivo: Analisar comparativamente a QV em acadêmicos ingressantes (primeiro período) e concluintes (oitavo período) do curso de Educação Física da ESEFFEGO – UEG. Material e Métodos: Este estudo é de caráter transversal, descritivo e com análise quantitativa. A avaliação da QV foi correlacionada com a variável período (1º e 8º) e os instrumentos utilizados foram ficha sociodemográfica e o questionário WHOQOL bref. Para análise dos dados foi usada estatística descritiva através de média e desvio padrão, e o teste ANOVA para comparação entre os grupos considerando p<0,05. Resultados: Participaram do estudo 78 alunos, sendo a amostra composta por 42 mulheres (53,8%) e 36 homens (46,2%), com idade média de 19,84 ± 4,14 anos. Observou-se que os alunos ingressantes (1P) apresentaram escores estatisticamente superiores em relação aos alunos concluintes (8P) no domínio Social (1P= 69,3±18,8/ 8P=58,6±31,5), conforme mostrado na tabela 1. Conclusões: A análise dos resultados nos permite atestar que a melhor QV dos universitários ingressantes do curso de Educação Física no domínio social pode estar relacionado à menor carga de pressão imposta ao longo do curso e também por ser um momento de início de uma nova jornada, cheia de expectativas positivas e estabelecimento de novas relações.

Acessar Arquivo