Análise Comparativa Entre as Pedagogias Culturais da Educação Física de Daolio e de Neira
Por Joselita da Silva Santiago (Autor), Cesar Augusto Sadalla Pinto (Autor), Francisco Eraldo da Silva Maia (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 275, 2021.
Resumo
Este estudo tem o objetivo de identificar as aproximações e os distanciamentos entre as propostas pedagógicas de Daolio e Neira, considerando o conceito de cultura, o seu caráter diretivo e os referenciais teóricos que as fundamentam. Os resultados indicaram que a Perspectiva Cultural de Jocimar Daolio tem como base os estudos advindos da Antropologia social, já o Currículo Cultural da Educação Física, proposto por Marcos Neira, tem como base os estudos pós-críticos. Por meio desses referenciais teóricos, foi possível inferir que: em Daolio a cultura é compreendida como uma rede de significados produzidos pelos seres humanos; em Neira, por sua vez, a cultura é entendida como campo de significados disputado por diferentes grupos. No que diz respeito ao caráter diretivo das propostas, foi verificado que a primeira se caracteriza como não diretiva e a segunda como diretiva. Diante disso, foi possível concluir que os autores se aproximam ao colocarem a cultura como elemento central em suas propostas e por defenderem um ensino democrático; todavia, distanciam-se quanto às bases teóricas que sustentam suas proposições, na compressão de cultura e no que diz respeito à diretividade de suas propostas.
Referências
Betti, M. (1991). Educação física e sociedade (1ª ed.). Editora Movimento.
Bracht, V. (1997). Educação Física e Aprendizagem social (2ª ed.). Editora Magister.
Bracht, V. (1999). A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Caderno Cedes, São Paulo, 19(48), 69-88. https://doi.org/10.1590/S0101-32621999000100005
Castellani Filho, L., Soares, C.L., Taffarel, C.N.Z., Varjal, E., Escobar, M.O., e Bracht, V. (1992). Metodologia do ensino de Educação Física (1ª ed.). Cortez Editora.
Daolio, J. (1995a). Da cultura do corpo (1ª ed.). Papirus Editora.
Daolio, J. (2004). Educação Física e o conceito de cultura (1ª ed.). Editora Autores Associados.
Duarte, L.C., e Neira, M.G. (2020). Currículo cultural da educação física: a produção de uma pedagogia engajada. Revista Humanidades e Inovação, 7(8). https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2210
Freire, J.B. (1989). Educação do corpo inteiro: teoria e prática da educação física (1ª ed.). Editora Scipione.
Geertz, C. (1989). A interpretação das culturas (1ª ed.). Editora Guanabara Koogan.
Gil, A.C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4ª ed.). Editora Atlas.
Hall, S. (2013). Da diáspora: identidade e mediações culturais (2ª ed.). Editora UFMG.
Houaiss, I.A. (2004). Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2ª ed.). Editora Objetiva.
Kunz, E. (1991). Educação Física: Ensino e mudança (1ª ed.). Editora UNIJUÍ.
Libâneo, J.C. (1990). Didática (1ª ed.). Cortez Editora.
Minayo, M.C.S. (2009). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (28ª ed.). Editora Vozes.
Neira, M.G. (2016). Educação Física cultural: carta de navegação. Arquivos em movimento, 12(2), 82-103. https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/11149
Neira, M.G. (2018). O Currículo Cultural da Educação Física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, 16(1), 4-28. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p4-28
Neira, M.G. (2016). Educação Física cultural. Em M.R. de O. Cano, Coleção: A reflexão e a prática no ensino médio (1ª ed.). Editora Blucher.
Neira, M.G., e Nunes, M.L.F. (2009). Educação Física, currículo e cultura (1ª ed.). Phorte Editora.
Neira, M.G., e Nunes, M.L.F. (2014) Pedagogia da cultura corporal críticas e alternativas (2ª ed.). Phorte Editora.
Tani, G., Manoel, E.J., Kokubun, E., e Proença, J.E. (1988). Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista (1ª ed.). Editora EPU/EDUSP.