Análise Comparativa do Equilíbrio Unipodal de Atletas de Ginástica Rítmica
Por Leonardo Shigaki (Autor), Lucas Maciel Rabello (Autor), Mariana Zingari Camargo (Autor), Vanessa Batista da Costa Santos (Autor), André Wilson de Oliveira Gil (Autor), Márcio Rogério de Oliveira (Autor), Rubens Alexandre da Silva Júnior (Autor), Christiane de Souza Guerino Macedo (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 19, n 2, 2013. Da página 104 a 107
Resumo
INTRODUÇÃO: A ginástica rítmica (GR) requer alto nível de qualidade física; assim, o bom desempenho é dependente da força e resistência muscular, coordenação motora e equilíbrio postural.
OBJETIVO: Desenvolver uma análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de GR.
MÉTODOS: Foram avaliadas dez atletas de GR, do sexo feminino, por meio de uma plataforma de força em apoio unipodal e testes funcionais de equilíbrio (Side Hop Test e Figure of Eight Hop Teste). Para a plataforma, os parâmetros do Centro de Pressão (COP) nas direções anteroposterior e mediolateral foram utilizados para análise, enquanto para os testes funcionais, o tempo-segundos de performance.
RESULTADOS: Diferença significativa (p = 0,01) foi encontrada entre os membros inferiores no parâmetro de frequência média na direção mediolateral, no qual o membro inferior não dominante apresentou maior estabilidade postural do que o dominante. Para os testes funcionais não houve diferença significativa entre os membros.
CONCLUSÃO: A diferença encontrada no controle do equilíbrio na direção mediolateral pode estar relacionada às diferenças nas ações musculares da região do quadril, na qual durante a prática do esporte para estabilização, manutenção do tronco e execução de manobras com os membros inferiores estão presentes. Estes resultados indicam a necessidade de um programa de reequilíbrio e estabilização pélvica para as atletas analisadas no intuito de preservar a simetria muscular dos membros para o bom desempenho esportivo.