Resumo

INTRODUÇÃO: A ginástica rítmica (GR) requer alto nível de qualidade física; assim, o bom desempenho é dependente da força e resistência muscular, coordenação motora e equilíbrio postural. 
OBJETIVO: Desenvolver uma análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de GR. 
MÉTODOS: Foram avaliadas dez atletas de GR, do sexo feminino, por meio de uma plataforma de força em apoio unipodal e testes funcionais de equilíbrio (Side Hop Test e Figure of Eight Hop Teste). Para a plataforma, os parâmetros do Centro de Pressão (COP) nas direções anteroposterior e mediolateral foram utilizados para análise, enquanto para os testes funcionais, o tempo-segundos de performance. 
RESULTADOS: Diferença significativa (p = 0,01) foi encontrada entre os membros inferiores no parâmetro de frequência média na direção mediolateral, no qual o membro inferior não dominante apresentou maior estabilidade postural do que o dominante. Para os testes funcionais não houve diferença significativa entre os membros. 
CONCLUSÃO: A diferença encontrada no controle do equilíbrio na direção mediolateral pode estar relacionada às diferenças nas ações musculares da região do quadril, na qual durante a prática do esporte para estabilização, manutenção do tronco e execução de manobras com os membros inferiores estão presentes. Estes resultados indicam a necessidade de um programa de reequilíbrio e estabilização pélvica para as atletas analisadas no intuito de preservar a simetria muscular dos membros para o bom desempenho esportivo.

Acessar Arquivo