Resumo

Desde o final dos anos 80, no Brasil, começou-se a estudar e pesquisar o comportamento motordas crianças comsuporte teóricos de Eckert, Haywood, Gallahue e outros. Oobjetivo desse estudo é verificar e comparar as condições do desenvolvimento dos PFM (Equilíbrio Estático, Andar, Correr, Salto Vertical, Receber, Lançar, Volear e Chutar) de crianças e jovens em Curitiba, 1afase de um projeto que prevê três etapas. Utilizando-se como instrumento o referencial proposto por Gallahue &Ozmun, alunos de escolas da Grande Curitiba, Pr, foram escolhidos aleatoriamente, controlando-se as variáveis série, idade e sexo. Os observadores são acadêmicos da UTP, e os resultados das 4§ séries (200 crianças, M/F) já analisadas indicam que na totalidadedos oito PFM pesquisados, mais de 50% (M - 54% e F - 52%) das crianças encontram-seno Estágio Elementar; cerca de 23% (M) e 23% (F) no Estágio Inicial e, apenas, 22%(M) e 25% (F) no Estágio Maduro. No Estágio Inicial, destacaram-se os PFM, das meninas, Chutar (35%) e noSaltoVertical (30%) e nos meninos, Volear (31 %) e Salto Vertical (29%).Os melhores resultados (Estágio Maduro) para os meninos como para as meninas, aparecem nos PFM Equilíbrio Estático (38% e 46%) e Receber a Bola (21% e 25%), respectivamente. Esses resultados evidenciam a necessidade de desenvolverse programas adequados ao desenvolvimento da motricidade das crianças. Parece que os professores que atuam com a Educação Física de 1â a 4â Séries, ainda acreditamque a Maturação é umprocesso que porsi só levará os PFM ao Estágio Maduro, e que isso ocorra independentemente de organizaremumbomensino. Acredita-se também que há poucoconhecimento do Desenvolvimento Motor porque ignoram os problemas das crianças, principalmente no Andar e Correr, e quem diria, também no Chutar, básico para o Futebol, atividade de lazer e competitiva preferida dos brasileiros.