Análise do Conhecimento Tático Declarativo em Atletas Escolares Femininos de Voleibol
Por Henrique de Oliveira Castro (Autor), Cristino Julio Alves da Silva Matias (Autor), Ivan Cavalli (Autor), Juan Carlos Pérez Morales (Autor), Ludmila Prudencio (Autor), Pablo Juan Greco (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Verificar o conhecimento tático declarativo (CTD) de atletas escolares em situações de ataque de rede no voleibol.
Métodos e resultados:
Foram avaliadas 33 atletas de voleibol do gênero feminino, compreendendo quatro equipes, com faixa etária de 16.60 (±1.11) anos de idade, participantes do Campeonato Estadual do Paraná. Foi aplicado o teste de “Conhecimento Tático Declarativo em Situação de Ataque de Rede no Voleibol” (Paula, 2001). Na aplicação do teste utilizou-se um projetor de multimídia. O teste é composto por 17 cenas [(cinco: exemplos) (seis: 1º tempo; seis: 3º tempo: teste propriamente dito)]. Cada cena se inicia com o saque do adversário. No momento do contato do atacante com a bola a imagem é paralisada. Há um tempo de cinco segundos para que o avaliado verifique os sinais relativos ao sistema defensivo. Após este tempo a imagem desaparece e não há pressão de tempo para responder à pergunta: “Atacar ou Largar?” e justificar a sua resposta. As equipes avaliadas obtiveram uma pontuação média de 532.15 (±12.95), 444.90 (±10.01), 372.75 (±6.65), 136.70 (±23.07), respectivamente, de acordo com a sua classificação final (2°, 3°, 5° e 7° lugares). Nenhuma das equipes alcançou uma pontuação próxima a total do teste: 1200 pontos.
Conclusão:
Os dados apresentados expõem uma não compreensão plena do jogo. Isto pode ser em decorrência da metodologia de treinamento aplicada, uma vez que através dos resultados há um indicativo de déficit no desenvolvimento do processo de ensinoapredizagem-treinamento relativo a tomada de decisão.