Resumo

o estudo consta de uma análise descritivo-interpretativa das condições em que a cultura de movimento constitui-se; revelando os fatores que a condicionam com a intenção de contribuir com fundamentos para a sua reconstrução, em uma perspectiva emancipatória, pelos sujeitos que a produzem/vivenciam. A análise parte da elucidação dos ,contextos sociais estruturados pela institucionalização e, assim, o conflito da diversidade ,cultural e da pluralidade das produções e manifestações convivendo em um espaço ,predefinido, que homogeneiza ao mesmo tempo que estratifica os grupos em favor de uma ,ordem social e de um modelo político-econômico de exclusão da maioria da população em ,todos os âmbitos da vida social e, em especial, na produção dos bens simbólicos que ,caracterizam as ações dos sujeitos e os significados que mediam suas relações. A formação ,da cultura de movimento nessa tensão da produção/consumo cultural, e as práticas de ,movimento enquanto produtos que também repercutem na construção dos próprios ,sujeitos, toma-se a referência de intervenção pedagógica da Educação Física no processode emancipação dos sujeitos, na contramão do seu atual papel hegemônico de reprodução ,da ordem dominante, dominação e exclusão, através da colonização da cultura de ,movimento. Emerge, assim, o compromisso educativo da Educação Física na formação ,mediada pelas manifestações populares de movimento e todos os bens produzidos da ,cultura de movimento com a intencionalidade de contribuir para o esclarecimento.

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