Resumo
Este trabalho pretende analisar o encaminhamento de alunos aos serviços de Educação Especial. Através de entrevistas com diferentes profissionais envolvidos nesse processo, objetivou-se identificar os critérios e procedimentos para encaminhamento do aluno. Foram entrevistados profissionais das áreas docente (professores de classe regular e professores de classe especial), pedagógica não docente, psicólogica e de saúde. Os roteiros de entrevista foram elaborados de modo a propiciar quatro classes de informações: critérios de julgamento do aluno especial, formas de avaliação, fluxos de decisão do encaminhamento e critérios legais. Como classe complementar de informação, foram consideradas as estratégias de retorno do aluno de classe especial para a classe regular. As respostas foram analisadas em termos de categorias ou itens de informações, dentro de cada uma dessas classes. Os dados indicam certa tendência em valorizar as características de desempenho acadêmico do aluno, como sendo as de maior peso no processo de encaminhamento. Os dados indicam ainda uma imprecisão dos critérios adotados pelos profissionais para o encaminhamento, bem como das formas de avaliação declaradas. Em relação aos fluxos de decisão, do encaminhamento, os dados sugerem uma certa dispersão no curso do encaminhamento, deixando entrever a inexistência de uma ordenação mais precisa. Quanto aos critérios legais, os dados indicam, em muitos casos, um desconhecimento total, entre os profissionais envolvidos no processo de encaminhamento. E, em relação às estratégias para retorno, os dados obtidos não são suficientes para permitir uma visão mais clara do quadro educacional.