Resumo

Este texto fundamenta-se na discussão de currículo e formação profissional em lazer que a professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - Marlucy Alves Paraíso – traz em sua visão e contextualização sobre currículo, cultura e lazer e como tais conceitos se relacionam no contexto social em caráter geral e como ambos influenciam a formação profissional do lazer. Para iniciar esta resenha parto da explicitação do objetivo da autora, que busca compreender e questionar como “questões e discussões no campo curricular podem ser úteis nas discussões sobre a formação profissional em lazer, apontando possibilidades de encontros entre esses objetos” por ela destacados (PARAÍSO, 2010, pág. 3). Assim para corroborar com objetivo central do trabalho, foram expostas algumas questões norteadoras, o que possibilitou uma linha de discussão fundamentada no âmbito da cultura como possibilidade de ligação entre currículo e lazer, constituindo assim o trabalho proposto. Seguindo essa linha de pensamento, o trabalho propõe conceituar currículo e cultura como um ponto inicial ligação com o lazer. Sendo assim quando se fala de currículo a primeira palavra que se pensa é educação, motivo de grade discussão e problematização em nosso País, marcados por dois pontos principais: o primeiro ponto em destaque é para as mudanças políticas voltadas ao ensino fundamental, a chamada reforma curricular no sistema de ensino brasileiro nos anos 90; em segundo ponto destaque para as análises curriculares que além das modificações que proclamavam um parâmetro curricular a ser rigorosamente seguido, agora torna-se necessário também o currículo dar conta também os campos sociais, uma forma de representação política, ou seja um trabalho interdisciplinar, no qual todas as disciplinas devem além de suas especificidades devem apresentar questões de gênero, etnia, sexualidade, entre outros, denotando assim a complexidade que se tornou a teoria curricular após tal reforma.

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