Resumo

Uma Universidade apresenta três importantes funções: - a produção de novos conhecimentos, a formação do pessoal altamente qualificado e a prestação de serviços à comunidade. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar e comparar o Projeto Pedagógico inicial e o atual face à legislação vigente, feito por meio da descrição de toda a estrutura curricular e sua organização pedagógica ao longo da história do Curso de Educação Física na Universidade São Judas Tadeu. Como método, trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, a partir de uma técnica de estudo de caso. Os instrumentos usados na pesquisa foram a análise documental e a aplicação de um questionário encaminhado aos professores participantes do estudo, com questões abertas. Os depoimentos dos respondentes do questionário apontam como conclusão do estudo que a Educação Física é identificada como área uma de conhecimento científico e que o curso mostra-se atualmente com muitos diferenciais, tendo como eixo norteador a promoção da saúde. Por meio de Projetos de Extensão à comunidade, desenvolvidos pelos professores do curso, os graduandos formados na São Judas têm conseguido alcançar com facilidade o mercado de trabalho. Um dos pilares que sustenta a evolução do curso é o conhecimento trazido pelo corpo docente com suas qualificações. Mas, foi importante diagnosticar que a mudança ocorrida na grade curricular, em 2004, não foi suficiente para alterar o perfil profissiográfico no curso, exigindo maiores reflexões sobre alguns aspectos necessários que permeiam a formação do profissional de Educação Física da USJT.

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