Análise da Aplicabilidade do Pilates na Educação Física Escolar
Por Beatriz Gonçalves Gondra (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor), Yves de H Batista de Miranda (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O Pilates, partindo dos seus princípios de respiração, centro, concentração, controle, fluidez e precisão, detém características eficientes para um bom controle e condicionamento corporal. Na Educação Física, o Pilates é reconhecido como conteúdo de Prática Corporal Alternativa que, na maioria das vezes, relaciona-se com a ginástica. Objetivou-se analisar o Pilates como conteúdo da Educação Física Escolar à luz da literatura científica. Tratou-se de uma revisão narrativa, realizada no Google Acadêmico e nas bases de dados SCOPUS, SCIELO e SPORTDiscus, periódicos de referência na área da Educação Física. Encontrou-se 8.644 artigos e a partir da leitura do título e do resumo foram considerados elegíveis oito artigos. Após a leitura na íntegra dos elegíveis, dois foram excluídos por não apresentarem relação com o tema, tendo esta revisão seis estudos incluídos. Verificou-se que a aplicação do Pilates pode ser sistematizada em unidades didáticas e pode proporcionar desde cedo aos estudantes uma boa postura, consciência corporal, fomento ao cuidado do corpo além do desenvolvimento motor, elementos fundamentais a serem desenvolvidos na Educação Física Escolar. Ademais, professores apontam a escassez de conhecimento sobre o Pilates no processo de formação acadêmica como justificativa para a não aplicabilidade deste conteúdo na escola, apontando a necessidade de uma formação extra curricular para a sua aplicação. Concluiu-se que ser necessária uma maior produção de estudos experimentais sobre o Pilates na Educação Física Escolar, que tratem da aplicabilidade e da sistematização nas aulas, bem como uma qualificação na formação dos professores durante a graduação para aplicação neste contexto.