Resumo

Introdução: Este estudo detalha a análise da programação de natação de nível formativo aplicada em nadadores iniciantes do Clube Desportivo Diana Quintana (CDDQ), onde os resultados são a principal fonte de informação para gerar uma ampla discussão de argumentos devidamente fundamentados com base sobre a melhoria dos aspectos: qualidade técnico-tática, aumento do desempenho físico, benefícios ao nível da saúde corporal, aumento das habilidades sociais, otimização da autoeficácia. Objetivo: Analisar as vantagens e desvantagens de uma programação que atesta realizações nas áreas da saúde, treinamento físico e habilidades para a vida. Método: É apresentado um desenho metodológico misto para interpretar os diferentes resultados obtidos nos diferentes tipos de pesquisa descritiva, documental e analítica. Resultados: Foram atendidos os parâmetros de socialização do programa de natação para os pais e melhorada a frequência e cumprimento das atividades aquáticas e terrestres, assim como foi obtida uma melhora na condição física através dos testes pedagógicos e isso foi corroborado pelos pais através dos inquéritos onde mencionam que os nadadores otimizaram suas atitudes e aptidões, o que reflete os bons resultados obtidos nas competições provinciais e nacionais de novatos. Conclusão: A aplicação da programação formativa de natação é pertinente e adequada porque possui aspectos mais positivos do que negativos e também todas as atividades realizadas contribuíram para o desenvolvimento motor e integral dos nadadores, beneficiando a saúde e melhorando sua qualidade de vida.

Referências

Bueno, R. (Octubre de 2009). Psicología del entrenamiento deportivo. Innovación y Experiencias Educativas, 23.

Calero-Morales, S. (2019). Búsqueda y Selección de talentos deportivos. Maestría en Entrenamiento Deportivo: Promoción XI (pp. 2-100). Editorial de la Universidad de las Fuerzas Armadas ESPE

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