Análise da área da Educação Física Escolar nos Periódicos Brasileiros (2010-2015)
Por Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor), Jorge Both (Autor), Camila Rinaldi Bisconsini (Autor), Arestides Pereira da Silva Júnior (Autor), Juliana Dias Boaretto (Autor), Ana Luiza Barbosa Anversa (Autor).
Em Pensar a Prática v. 21, n 2, 2018. Da página 317 a 327
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as produções científicas sobre a Educação Física Escolar (EFE) em periódicos da área, no período entre 2010 e 2015. Realizou-se um mapeamento em sete periódicos científicos, a partir do descritor “Educação Física Escolar”. Para análise utilizou-se as frequências e o teste Qui-quadrado de Pearson (p≤ 0,05). Dos 2.711 artigos analisados, 253 abordaram a temática EFE. Constatou-se que nos últimos anos ocorreu um aumento de publicações sobre a temática em periódicos Qualis B2 e que há associação significativa entre o ano de publicação e o Qualis do periódico (p = 0,0001). Considerando a importância de estudos e publicações sobre EFE, faz-se necessário fomentar pesquisas que atendam às especificidades da área.