Análise da ativação muscular do core através de eletromiografia durante exercícios do método pilates: uma revisão da literatura
Por Daniel Pina Dangelo (Autor), Carlos Henrique Oliveira Cardoso Lopes (Autor), Ana Carolina Leonel Soares (Autor), Tamires Aparecida Reis (Autor), Wyngrid Porfírio Borel (Autor), Thiago Ferreira Timoteo (Autor).
Parte de Educação física em movimento: saúde e bem-estar através do exercício . páginas 37 - 53
Resumo
Introdução: O Core é um grupo muscular composto por diversosmúsculos responsáveis pela estabilização central do corpo. Entre esses músculos estão o reto abdominal, oblíquo interno e externo, eretores da espinha, multífido, quadrado lombar, diafragma, iliopsoas e assoalho pélvico. O método Pilates foi desenvolvido durante a 1ª Guerra Mundial por Joseph Pilates como uma ferramenta de reabilitação para feridos durante a guerra. A eletromiografia permite a mensuração objetiva do padrão de ativação muscular durante os exercícios e é expressa em mV (milivolts) ou em percentual de contração isométrica voluntária máxima. Há evidências científicas que sugerem que indivíduos com dor lombar crônica apresentam fraqueza e ativação inadequadas da musculatura do core. Além disso, exercícios focados no core também mostraram-se eficazes na prevenção de lesões em atletas. Diante dos fatos apresentados,o Pilates surge como uma opção popular, acessível e validada para o tratamento de alterações musculoesqueléticas ligadas a fraqueza do core e uma alternativa nos programas de prevenção de lesões. Objetivo: O objetivo deste estudo é reunir pesquisas a fim de responder quais exercícios do método Pilates são mais eficazes para ativação do core. Metodologia: O estudo consistiuem uma revisão de literatura com estudos publicados originalmente na língua inglesa ou portuguesa, entre janeiro de 2008 e agosto de 2023. Resultado-Discussão: Esse estudo sugere que o exercícios pull up promove a maior ativação da musculatura do core, porém, devido seu nível de dificuldade é indicado em uma fase avançada de reabilitação, em solução ao problema apresentado sugere-se a utilização de exercícios com menor ativação muscular durante uma fase inicial de reabilitação. Conclusão: É possível concluir que são necessários mais estudos para abranger um maior número de exercícios do Método Pilates, com uma amostra maior e melhores técnicas para avaliar a ativação muscular do multífido, uma musculatura profunda.