Análise da Atividade Física e Educação Física Escolar Sobre a Aptidão Cardiorrespiratória em Adolescentes
Por Sonimar de Souza (Autor), Morgana Pappen (Autor), Jane Dagmar Pollo Renner (Autor), Cézane Priscila Reuter (Autor).
Resumo
Este artigo objetiva identificar na produção do conhecimento de elementos e análises sobre a prática de atividade física das aulas de Educação Física associada a aptidão cardiorrespiratória em adolescentes. Desenvolveu-se uma revisão narrativa de literatura do período de 01/2017 a 08/2018 e utilizou-se as bases de dados SciELO, PubMed e os DECS: adolescentes, cardiorespiratory fitness, Physical Education. Os critérios de seleção foram artigos originais completos com temas sobre adolescentes de ambos sexos entre 10-18 anos, sobre aptidão cardiorrespiratória, Educação Física e atividade física. A análise resultou em sete estudos com diferentes métodos de avaliação da aptidão cardiorrespiratória, sobre a ginástica de condicionamento físico e consciência corporal, condição física e obesidade, aulas de EF e atividade física fora da escola. A partir de análises da produção teórica dos estudos selecionados, a Educação Física escolar demonstrou ser fundamental no incentivo de prática de atividade física regular. Considera-se que fatores como composição corporal, diferenças sociodemográficas e prática de atividade física regular associada à Educação Física escolar podem ser fatores determinantes na aptidão cardiorrespiratória de adolescentes.
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