Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em avaliar a coordenação motora global de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual (DI) da APAE de Sorriso/MT, através do teste KTK, o qual consiste em quatro provas: Trave de Equilíbrio, Saltos Monopedais, Saltos Laterais e Transferências sobre Plataformas. Este estudo se caracteriza como abordagem transversal, com coleta dos dados realizada em um único momento, não havendo intervenção ou avaliação posterior. Contou com a participação de 10 crianças com deficiência intelectual, com idade centesimal média entre 11.0 e 17.97 anos, sendo 5 (cinco) meninos (11.00 ± 17.97 anos) e 5 (cinco) meninas (12.26 ± 17.58 anos). Na classificação final dos MQs, a grande maioria dos avaliados foram classificados com insuficiência de coordenação e o restante com perturbação coordenativa, porém os meninos mesmo com uma média de idade próxima, obtiveram resultados um pouco acima que as meninas. O que confirma a importância de estímulos motores e a prática continua de atividade física.

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