Análise Perceptiva da Corrida de Orientação no contexto escolar
Por Nairana Cristina Santos Freitas (Autor), Marcelle Karyelle Montalvão Gomes (Autor), Rogerio Campos (Autor), Miguel Junior Sordi Bortolini (Autor), Aníbal Monteiro de Magalhães Neto (Autor), Luis Carlos de Oliveira Goncalves (Autor), Rodrigo de Souza Poletto (Autor).
Resumo
Visto que dentre as atividades realizadas em ambientes naturais, encontra-se o esporte de orientação, que remete as Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFAN), o objetivo deste estudo buscou identificar o desenvolvimento do esporte de orientação na interdisciplinaridade. Trata-se de uma metodologia quantitativa aplicada ao ensino fundamental I, com análises qualitativas da pesquisa-ação que visa identificar a qualidade de ensino, em uma ação que envolve os pesquisadores e os grupos interessados. Os resultados obtidos evidenciam que a prática do esporte de orientação associadas as disciplinas teóricas propõem o melhor desenvolvimento educacional. Por fim, este estudo demonstra que a aplicação do esporte de orientação no ambiente escolar demonstra uma proposta inovadora, que de forma didática pedagógica desenvolve o ensino teórico por meio de práticas esportivas.