Resumo

INTRODUÇÃO 

O boxe, como prática corporal, esteve presente nas atividades culturais desde o berço das institucionalizações esportivas, na Inglaterra do Século XVIII. Porém a quantidade e a qualidade dos estudos que abrangem o assunto teoricamente, são notoriamente escassos ao tratar a análise de sua dinâmica estrutural. É no campo teórico que, encontram-se possibilidades pedagógicas para o ensino dessa luta particular, inclusive, na escola. O estudo foi realizado por meio da análise documental do manual de regras técnicas do boxe da Associação Internacional de Boxe Amador - AIBA (2016), associando e contextualizando o estatuto constituído com exemplos e situações específicas que ajudaram na compreensão da gênese e desenvolvimento da dinâmica estrutural do boxe. Concomitante, desenvolvemos estudos bibliográficos na área da Educação Física acerca dos estudos de Nascimento (2014) e Euzébio (2017), possuindo como objetivo analisar a gênese e desenvolvimento da dinâmica estrutural do boxe - regras, dinâmica de ataque e defesa, e fundamentos técnico-táticos, e sua finalidade. 

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