Resumo

O estudo objetivou analisar os princípios táticos fundamentais ofensivos e a eficácia técnica de escolares praticantes de futsal. Participaram do estudo 33 alunos de uma escola no Paraná. Utilizou-se o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT) e o Sistema de Análise Notacional em Jogos Reduzidos de Futebol para análise tático-técnica. Constatou-se que o princípio tático “cobertura ofensiva” foi executado com mais frequência pelos escolares praticantes de futsal (p = 0,01) seguido pelo princípio “espaço sem bola” (p < 0,01). Correlações significativas moderadas e fortes foram identificadas entre a frequência de execução dos princípios táticos fundamentais “penetração”, “cobertura ofensiva”, “espaço com bola”, “unidade ofensiva” e a eficiência em habilidades técnicas (de r = 0,43 a r = 0,82, p < 0,05). Conclui-se que no grupo etário avaliado, existe um modelo de jogar próximo ao centro de jogo e que a eficiência de execução técnica está associada com o comportamento tático em situação de jogo.

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