Análise da Formação Continuada de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro e Petrolina
Por Gilberto Feitosa da Silva (Autor), Maria Larissy da Cruz Parente (Autor), Diego Luz Moura (Autor), Camila Batista Gama Moura (Autor), João Gabriel Eugênio Araujo (Autor).
Em Arquivos em Movimento v. 16, n 1, 2020. Da página 5 a 20
Resumo
O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as modalidades de ações de formação continuada frequentadas por professores de Educação Física (n = 12) da educação básica das cidades Juazeiro-BA e Petrolina-PE de 2012 à 2014. É um estudo quantitativo do tipo descritivo. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados com estatística descritiva. Verificamos uma maior frequência de participação em formação na área Pedagógica em relação à Técnico-biológica. Constatamos que os professores realizaram em maior proporção modalidades de formação de natureza imediata - Palestra, Curso de Curta Duração e Oficinas, em ambas às áreas de conhecimento. Os professores elucidaram serem relevantes para melhoria da sua intervenção pedagógica os conteúdos lutas, dança, esporte, jogos e ginástica. Concluimos que as ações formativas das redes de ensino são fundamentais para a atualização dos professores.