Análise da formação continuada para implementação da bncc no componente curricular educação física
Por Maria Eleni Henrique Da Silva (Autor), Antonio Jansen Fernandes Da Silva (Autor), Dirlene Almeida Ferreira (Autor), Ana Carla Araújo De Lima Oliveira (Autor), Jose Rian Rodrigues Camelo (Autor), Amanda Lobo Maia (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Atualmente a Educação Brasileira vem atravessando um momento de grande discussão sobre os aspectos pedagógicos, curriculares, metodológicos, didáticos, dentre outros. Esse cenário faz elevar os debates sobre as questões que perpassam pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Educação Física, como componente curricular, não pode ficar de fora desses debates acadêmicos, seja nas universidades e/ou nas escolas. Para Brasil (2018, p. 9) a BNCC “é um documento de caráter normativo que define otrabalho possui apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/CNPQ) conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”. A criação desse documento segue uma evolução dos debates ocorridos em diversos documentos legais da Educação Brasileira. O nosso intuito não é aprofundar o percurso histórico dos documentos legais, mas alertar que a BNCC não surgiu do nada. É valido destacar que esse estudo vai versar preferencialmente sobre o componente curricular “Educação Física” na BNCC, não por desconsiderar o documento como todo, mas por focar nas questões que permeiam a Educação Física na escola, inclusive, a formação continuada dos professores.