Análise da gestão de eventos esportivos no futevôlei: um estudo de caso sobre prática esportiva como permanência no esporte
Por Nicole Marceli Nunes Cardoso (Autor).
Resumo
o O futevôlei constitui uma modalidade esportiva originária das praias do Rio de Janeiro, que na realidade das práticas corporais de lazer em espaços privados de Porto Alegre tem experimentado nos últimos anos um crescimento de sua popularidade. Essa prática esportiva tem se difundido para além de seu contexto praiano original, encontrando lugar em ambientes variados, inclusive aqueles desprovidos de litoral, mediante a substituição das praias por “centros de treinamento com areia de praia, quadra de cimento, grama artificial e chão batido” (Neves, p. 21, 2021). Nesses espaços, as praias, campos e quadras de futevôlei se transformam em espaços de socialização, onde laços são fortalecidos e amizades são formadas. Nesse contexto, é possível observar que uma série de empresas privadas do universo do esporte têm utilizado o futevôlei no seu rol de opções de práticas corporais. Tais arranjos, compostos por gestores, professores e praticantes, têm utilizado, por vezes, estratégias de eventos esportivos como uma ferramenta para promover a participação e engajamento dos alunos nas atividades esportivas. Nos seus discursos, salientam que a realização de eventos esportivos pode oferecer uma oportunidade significativa para não apenas promover a prática do esporte em si, mas também para estimular uma competição saudável e fortalecer os laços dentro da comunidade esportiva, nutrindo assim os valores sociais. Dentro dessa perspectiva estratégica, compreende-se que os eventos esportivos desempenham um papel crucial na promoção da permanência, fidelização e engajamento dos clientes-praticantes, confiantes para a consolidação de uma base sólida e duradoura de participantes ativos. Ao observar a literatura acadêmica, no entanto, pode-se observar que há poucos estudos sobre a prática e o ensino do futevôlei em espaços privados.