Análise da Gestão de Negócios no Crossfit em Curitiba/pr
Por Maurício Augusto Ganancio (Autor), Ana Paula Cabral Bonin Maoski (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 3, n 2, 2018.
Resumo
O mercado fitness vem crescendo constantemente nos últimos anos e juntamente com ele, surgem novas modalidades que são atrativas aos olhos do consumidor. O Crossfit é a nova “sensação do momento” e atualmente é a modalidade que mais cresce no mundo com mais de 13 mil afiliações. No Brasil, a modalidade chegou em 2009 e, rapidamente, conquistou adeptos por todo o país. São mais de 1.000 unidades conveniadas, entre as quais mais de 60 se localizam no estado do Paraná e 29 na cidade de Curitiba. Por ser uma modalidade recente, são escassos os estudos sobre um perfil de Gestão de Negócios no Crossfit. Este artigo teve como objetivo central analisar a atual Gestão de Negócios no Crossfit em Curitiba/PR, envolvendo estratégias de Gestão de Pessoas, de Marketing e Financeira. Quanto aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa desenvolveu um delineamento quantitativo, com caráter exploratório e descritivo. Foi aplicado um questionário com 17 gestores de box credenciados para a pesquisa. O questionário, com 52 questões, foi dividido em cinco setores: dados pessoais do gestor, dados do box, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, e Gestão de Marketing.