Resumo

Introdução – Esporte e ensino são duas instituições formadoras que exigem muita dedicação para que resultados significativos sejam alcançados. Quando um estudante opta também por sua formação esportiva, este se encontra em uma situação de dupla carreira, que consiste na combinação exitosa das demandas esportivas, juntamente com as demandas estudantis e/ou de trabalho (MIRANDA; SANTOS; COSTA, 2020). A rotina desse indivíduo é marcada pela tensão e desequilíbrio, o que exige articulação para um melhor aproveitamento dessas jornadas. Considerando esse desafiador cenário, é relevante explorar a gestão da dupla carreira no ensino superior. Objetivos – Esta pesquisa tem como objetivo geral explorar o contexto das universidades federais brasileiras sobre a gestão da dupla carreira, identificando a existência de estratégias que facilitam o acesso, permanência e finalização dos estudos de seus atletas e analisando as já existentes. Revisão de literatura – A pesquisa aborda os principais aspectos da dupla carreira analisando e discutindo diferentes fases e transições da carreira esportiva e os diferentes modelos de dedicação do atleta com o esporte (HERNÁNDEZ et al., 2015). Mencionada a formação holística do atleta (WYLLEMAN; ROSIER, 2016) um dos pontos relevantes de constituí-lo a partir dessa perspectiva é a possibilidade de melhor direcionamento de políticas esportivas, pois as fases e transições da vida do atleta ficam mais explicitadas, consequentemente direcionando melhores resoluções para suas principais demandas. Também será feita uma discussão acerca da limitada legislação esportiva, que, não prevendo a condição do estudante atleta, deixa a critério das instituições de ensino a adoção de mecanismos internos que promovam condição mínima de atendimento a estes jovens atletas. (MIRANDA; SANTOS; COSTA, 2020). Por fim, a revisão de literatura pretende apresentar os principais aspectos e dificuldades que os atletas enfrentam no ensino superior (LAGOS, 2014; MARTINS; ROCHA; COSTA, 2020). Material e método – A pesquisa consiste em um estudo exploratório dividido em duas etapas. Primeiramente será feita uma análise documental de propostas institucionalizadas, buscando verificar as características presentes nos editais de bolsa atleta das universidades federais públicas do Brasil. Na segunda parte da pesquisa será feita a distribuição de um questionário para os gestores/diretores das 69 universidades federais visando abordar os principais aspectos da gestão da dupla carreira nas universidades. Será utilizada análise do conteúdo (YIN, 2016).