Análise da Influência da Forma de Realização do Teste de 3000 Metros Sobre o Limiar Anaeróbio em Corredores de Rua Recreacionais
Por Beatris Lourdes Alves Huhn (Autor), Paulo Galvão de Faria (Autor), Renato Aparecido de Souza (Autor), Wonder Passoni Higino (Autor), Fabiano Fernandes da Silva (Autor).
Em XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE
Resumo
A corrida de rua é uma modalidade esportiva que vem crescendo significativamente nos último anos. Visando a melhora do desempenho nessas provas, a determinação do limiar anaeróbio (Lan) se faz importante no sentido de estabelecer critérios para o treinamento específico desses atletas. O Lan pode ser facilmente determinado através de um teste 3000m, sem a necessidade de equipamentos sofisticados, fornecendo valores confiáveis para o treinamento. Contudo, ainda há uma inquietação quanto à forma de aplicação deste teste para que o mesmo seja altamente fidedigno. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi analisar a influência da forma de realização do teste indireto de 3000 metros sobre o resultado final da determinação do Lan em corredores de rua recreacionais. Participaram da amostra 31 indivíduos, que realizaram o teste de 3000m de duas maneiras: teste individual (TI) e teste em grupo (TG) de acordo com limiar anaeróbio. Para os valores médios de pace foram obtidos: TI 5,30 ± 0,94 minutos e TG 5,17 ± 0,87 minutos (p=0,02); e para o tempo total do teste: TI 15,98 ± 2,84 minutos e TG 15,56 ± 2,61 minutos (p=0,007). Nossos resultados permitem inferir que o teste de 3000 m realizado em grupo apresentou valores significativos melhores do que o mesmo teste realizado de forma individual.