Análise da intervenção de um treinador em um competição infantil de futebol
Por Nariely Braga de Melo (Autor), Mateus Henrique Leão da Silva Mello (Autor), João Alves da Silva Junior (Autor), João Cláudio Braga Pereira Machado (Autor), Lucas Leonardo (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
O contexto competitivo é uma etapa fundamental no processo de formação de atletas. É onde os jogadores irão mostrar o seu desenvolvimento e desempenho esportivo, e o(a) treinador(a) tem um papel importante quanto a esse direcionamento, sendo uma figura necessária no papel de formação de atletas, desde as categorias de base até o alto rendimento. Objetivos: Analisar os comportamentos de um treinador em um ambiente competitivo de jogos de futebol da categoria de base. Metodologia: Foi realizado um campeonato onde participaram um treinador de uma escola esportiva da cidade de Manaus- AM, juntamente com a sua equipe. Foram feitas gravações de vídeo e áudio de forma simultânea do treinador em duas etapas do campeonato para, posteriormente serem feitas as análises dos comportamentos pelo Coach Analysis and Interventions System - CAIS, que se divide em comportamentos primários e secundários. Ao final, foram feitos cálculos de frequência absoluta e relativa dos dados. Resultados: Dos comportamentos primários, na primeira etapa foi observado que o treinador apresentou momentos de silêncio (38,29%), seguido de comportamentos verbais de instrução (30,94%). Na segunda etapa, o treinador realizou maior quantidade de questionamentos (4,84%). Com relação aos comportamentos secundários, suas intervenções durante os períodos de bola em jogo eram de ordem tática (30,6%). Nos tempos de bola parada, as ações eram destinadas à equipe, principalmente no tempo técnico (46,7%). Na segunda etapa, as informações foram de ordem tática (23,5%). Nos períodos de bola parada, as intervenções eram mais direcionadas a equipe (47,2%). Conclusão: A partir da análise do treinador em duas etapas de competição pode-se concluir que ele assume um caráter mais instrutivo e diretivo dentro do jogo. Além disso, o treinador busca intervir mais taticamente em seus jogadores e dispõe-se principalmente nos períodos de pedido de tempo e intervalo