Resumo

O futebol é um fenômeno que está inserido no cotidiano dos brasileiros (Santos, 2014), sendo capaz de expressar em sua prática diversos aspectos da vivência em sociedade, dentre elas o capitalismo (Silva, 2011). Além disso, o futebol possui uma grande influência econômica na sociedade, com os torcedores/espectadores sendo considerados os consumidores deste segmento, como por exemplo em sua ida ao estádio ou simplesmente acompanhando por meio das transmissões esportivas (Fullerton & Mertz, 2018). Mas, de certa forma, a presença de torcedores no estádio compõe fonte de renda aos clubes. Consequentemente, algumas pesquisas têm tido como objetivo identificar o motivo que levam (ou não) esses torcedores ao estádio. Preço, a Competividade do Clube, a Infraestrutura e Serviços disponibilizados no estádio, e por fim questões relacionadas a Preferências Individuais (fatores emocionais e de relacionamento) são alguns dos fatores identificados e que influenciam a presença de torcedores nos estádios (Carvalho, 2014; Rocco Júnior & Mazzei, 2018). Nesse sentido, os campeonatos estaduais sempre geram discussões acerca da sua importância para os grandes clubes, por muitas vezes trazerem apenas prejuízos financeiros, em razão dos altos custos para manutenção da equipe e o pouco retorno econômico, além de também gerar um desgaste para os atletas. Entretanto, os campeonatos estaduais são importantes para clubes de médio/pequeno porte.Dentre os campeonatos estaduais, o paulista é o principal torneio do país, sendo o que mais gera receitas para os clubes participantes por meio de premiações ou por meio das cotas de transmissão (Pluri Consultoria, 2020b).

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