Análise da Minuta de Projeto de Resolução de Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Curso de Educação Física e a Questão da Formação Para a Docência na Educação Básica
Por Anegleyce Teodoro Rodrigues (Autor), Adriane Corrêa da Silva (Autor), Fabiano Bossle (Autor), José ângelo Gariglio (Autor), Marcos Garcia Neira (Autor), Wilson Alviano Junior (Autor).
Em Pensar a Prática v. 19, n 4, 2016. Da página 711 a 720
Resumo
O objetivo desse artigo é analisar a proposta de unificação da formação de professores de Educação Física. A problematização questionou se a proposta do Conselho Nacional de Educação (CNE), de Minuta de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Educação Física, Licenciatura, de 2015, qualifica a formação para o magistério na Educação Básica. O método de investigação utilizado foi a análise de documentos, que comparou a Minuta com as DCN de Formação de Professores e com as DCN para os cursos de Graduação em Educação Física. Conclui-se que há divergências e contradições de finalidades e princípios entre os documentos quanto à integralidade, terminalidade e identidade própria no campo da formação de professores de Educação Física para a Educação Básica.