Análise da Minuta de Projeto de Resolução de Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Curso de Educação Física e a Questão da Formação Para a Docência na Educação Básica
Por Anegleyce Teodoro Rodrigues Adriane Corrêa da Silva Fabiano Bossle José ângelo Gariglio Marcos Garcia Neira Wilson Alviano Junior
Em Pensar a Prática v. 19, n 4, 2016. Da página 711 a 720
Publicado em: 1 de Janeiro de 2000
Resumo
O objetivo desse artigo é analisar a proposta de unificação da formação de professores de Educação Física. A problematização questionou se a proposta do Conselho Nacional de Educação (CNE), de Minuta de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Educação Física, Licenciatura, de 2015, qualifica a formação para o magistério na Educação Básica. O método de investigação utilizado foi a análise de documentos, que comparou a Minuta com as DCN de Formação de Professores e com as DCN para os cursos de Graduação em Educação Física. Conclui-se que há divergências e contradições de finalidades e princípios entre os documentos quanto à integralidade, terminalidade e identidade própria no campo da formação de professores de Educação Física para a Educação Básica.