Análise da Motivação Acadêmica de Universitários de Educação Física
Por Isabella Caroline Belem (Autor), Silvia Regina Nishiyama Sucupira Sarto (Autor), Marlis Eduarda Mendes Fernandes (Autor), Jorge Both (Autor).
Resumo
Objetivo: identificar o nível de motivação dos acadêmicos do curso de Educação Física Bacharelado. Métodos: Esta pesquisa tem caráter transversal e descritivo. Fizeram parte deste estudo 146 universitários do curso de Educação Física Bacharelado de uma universidade do norte-central do Paraná, Brasil. Como instrumentos foram utilizados um inquérito para caracterização sociodemográfica dos participantes e a Escala de Motivação Acadêmica (EMA). Para a análise dos dados, foram utilizados o teste Prova U de Mann-Whitney e o teste Kruskal-Wallis, adotando o nível de significância de 95% (p<0,05). Resultados: Observou-se que os acadêmicos do sexo masculino apresentaram maior motivação extrínseca por Regulação identificada (p=0,012). Constatou-se que os acadêmicos que trabalham mais de 20 horas por semana são motivados por regulação identificada (p=0,011), enquanto os acadêmicos que não trabalham foram mais motivados extrinsecamente por regulação integrada (p=0,020). Conclusão: Conclui-se que os universitários das séries iniciais, do sexo masculino, que trabalham e estudam, e praticaram esportes durante a infância e/ou adolescência são motivados e se dedicam a graduação, sendo mais motivados no domínio de motivação extrínseca por regulação identificada na qual, o comportamento é motivado pela apreciação dos resultados.