Resumo

As Paralimpíadas Escolares (PE) são eventos anuais desenvolvidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que visam estimular a participação de jovens com deficiências físicas, visuais e intelectuais à prática esportiva. Apesar de ter se tornado o maior evento mundial para atletas com deficiência em idade escolar, pode-se observar desigualdades em relação à participação entre as diferentes idades e classes esportivas na natação. Objetivo: Verificar a frequência de participação de jovens com deficiência, com idades entre 11 e 17 anos, nas fases regionais de natação das PE 2022, levando em consideração os fatores idade e classe esportiva. Método: Os dados foram obtidos através dos resultados das competições realizadas em agosto e setembro de 2022, nas cidades de Brasília, Natal e São Paulo, etapas 1, 2 e 3 respectivamente, publicados no site oficial do CPB. Foram extraídos dados de frequência de acordo com a idade e classe esportiva dos atletas participantes para cada etapa. Os dados sobre classes esportivas foram analisados de forma descritiva pela distribuição e porcentagem, devido a ausência de participantes em algumas classes. A frequência de participação de acordo com a idade foi analisada com base na regressão linear com nível de significância de 95%. Resultados: Do total de 305 participantes, a maior adesão ocorreu na etapa 3 (175) em comparação com as demais, etapa 1 (56) e etapa 2 (74). Em relação às classes esportivas, foi pequeno o índice de participação entre as classes físicas mais baixas (S1 a S5) de 7,9%, assim como de atletas com deficiência visual (10,2%). A maioria dos participantes estavam entre as classes S6 e S10 (50,2%) e 31,8% eram atletas com deficiência intelectual. Em relação a idade, a análise de regressão linear indicou que, com o aumento da idade, o número de participantes foi maior nas três etapas, com r2 de 0,7, 0,75 e 0,55 respectivamente, com significância para as etapas 1 e 2 (p<0,05). Conclusões: Percebese a necessidade do desenvolvimento de estratégias para incentivar a participação de jovens de classes baixas (S1-S5) e visuais, a adequação das categorias etárias para estimular a inscrição de jovens entre 11 e 13 anos, além de uma análise sobre a distribuição dos estados entre as etapas regionais ou adequação de regulamento para incentivar a busca por melhor desempenho.