Análise da participação de jovens atletas com deficiência na modalidade de natação das paralimpíadas escolares 2022
Por Bruna Bredariol (Autor), Elke Lima Trigo (Autor).
Resumo
As Paralimpíadas Escolares (PE) são eventos anuais desenvolvidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que visam estimular a participação de jovens com deficiências físicas, visuais e intelectuais à prática esportiva. Apesar de ter se tornado o maior evento mundial para atletas com deficiência em idade escolar, pode-se observar desigualdades em relação à participação entre as diferentes idades e classes esportivas na natação. Objetivo: Verificar a frequência de participação de jovens com deficiência, com idades entre 11 e 17 anos, nas fases regionais de natação das PE 2022, levando em consideração os fatores idade e classe esportiva. Método: Os dados foram obtidos através dos resultados das competições realizadas em agosto e setembro de 2022, nas cidades de Brasília, Natal e São Paulo, etapas 1, 2 e 3 respectivamente, publicados no site oficial do CPB. Foram extraídos dados de frequência de acordo com a idade e classe esportiva dos atletas participantes para cada etapa. Os dados sobre classes esportivas foram analisados de forma descritiva pela distribuição e porcentagem, devido a ausência de participantes em algumas classes. A frequência de participação de acordo com a idade foi analisada com base na regressão linear com nível de significância de 95%. Resultados: Do total de 305 participantes, a maior adesão ocorreu na etapa 3 (175) em comparação com as demais, etapa 1 (56) e etapa 2 (74). Em relação às classes esportivas, foi pequeno o índice de participação entre as classes físicas mais baixas (S1 a S5) de 7,9%, assim como de atletas com deficiência visual (10,2%). A maioria dos participantes estavam entre as classes S6 e S10 (50,2%) e 31,8% eram atletas com deficiência intelectual. Em relação a idade, a análise de regressão linear indicou que, com o aumento da idade, o número de participantes foi maior nas três etapas, com r2 de 0,7, 0,75 e 0,55 respectivamente, com significância para as etapas 1 e 2 (p<0,05). Conclusões: Percebese a necessidade do desenvolvimento de estratégias para incentivar a participação de jovens de classes baixas (S1-S5) e visuais, a adequação das categorias etárias para estimular a inscrição de jovens entre 11 e 13 anos, além de uma análise sobre a distribuição dos estados entre as etapas regionais ou adequação de regulamento para incentivar a busca por melhor desempenho.