Análise da Percepção do Serviço de Treinamento Físico Personalizado Sob a ótica do Aluno/cliente e do Personal Trainer
Por Rogério da Cunha Voser (Autor), Ana Cristina Santanna Schneider (Autor), Patrícia Eloí Gomes Voser (Autor), Victória Cássia Gomes Voser (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 7, n 1, 2017. Da página 2 a 12
Resumo
Esta pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória tem por objetivo geral analisar a Percepção do Serviço de Treinamento Físico Personalizado sob a ótica do aluno/cliente e do Personal Trainer. Foram convidados a participar da pesquisa 27 Personal Trainers, sendo 19 do sexo masculino e 8 do sexo feminino; também 27 alunos/clientes, sendo 5 do sexo masculino e 22 do sexo feminino sendo estes residentes da cidade de Porto Alegre. A escolha da amostra se deu por conveniência. Os critérios de inclusão para os Personal Trainers foram: estar no momento exercendo a função de Personal Trainer; estar prestando o serviço há no mínimo 1 mês; ter diploma de bacharelado ou de licenciatura plena em Educação Física. Já para os alunos/clientes, os critérios de inclusão foram: estar no momento fazendo uso do serviço de Personal Trainer; estar utilizando este serviço há no mínimo 1 mês. Foram aplicados dois questionários, sendo um dirigido aos Personal Trainers e outro aos alunos/clientes, os quais foram elaborados pelo pesquisador com base na literatura e aprovação posterior de 3 experts que trabalham com o tema abordado. O instrumento de coleta consistiu de dois questionários compostos por 15 fatores divididos entre as 5 dimensões da qualidade: Atributos Tangíveis; Confiabilidade; Garantia; Empatia; Capacidade de Resposta. Foi utilizada uma escala de 0 a 5 para as respostas, onde 0 significa não ter nenhuma opinião formada, 1 nada importante, 2 pouco importante, 3 importante, 4 muito importante e 5 extremamente importante. Esta coleta de dados deu-se no mês de abril e maio de 2015. Os resultados das percepções dos alunos/clientes e dos Personal Trainers sobre os fatores de importância para um serviço de qualidade que geram satisfação foram muito similares, o que demonstra que os Personal Trainers analisados entendem as necessidades do seu público-alvo.