Resumo

O termo práticas corporais é adotado em pesquisas e estudos por meio de uma pluralidade de concepções teóricas, políticas e epistemológicas, o que dificulta a sua compreensão como objeto de estudo da Educação Física (EF) e a caracterização de sua dimensão educativa, imperdível para a formação humana das crianças, jovens, adultos e idosos, pela medição dos professores de EF no campo de trabalho escolar e não escolar. De acordo com Manske (2022, p. 2), o termo “práticas corporais” tem sido utilizado por “grupos de pesquisa, coletivos de estudos, autores e autoras do campo da Educação Física com a intenção de marcar um posicionamento científico-político que se distancie – e por vezes incorpore – as noções de cunho biologicista da atividade física e/ou do exercício físico.” Lazzarotti et al. (2010) ao analisarem o termo práticas corporais na literatura científica e sua repercussão para o campo da EF, constataram que a sua utilização se intensificou a partir dos anos 2000, sendo, predominante usado, em interface com área das ciências humanas e sociais, sem precisão conceitual e adotado de vários sentidos/significados. Diante desse contexto, surge a preocupação de investigar como o termo “práticas corporais” é evidenciado nos trabalhos apresentados no principal evento científico da área de EF (CONBRACE) organizado pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), mais especificamente no GTT corpo e cultura, a partir das seguintes questões norteadoras, quais sejam: Que definições e conceitos estão presentes nos trabalhos? Qual o vínculo institucional dos autores? Quais temas estão associados aos estudos sobre as práticas corporais? METODOLOGIA Por considerarmos o problema e o objetivo que assumimos neste estudo, adotamos a pesquisa de abordagem quanti-qualitativa e a caracterizamos como bibliográfica, segundo Lakatos e Marconi (2007). Para o levantamento dos trabalhos foi realizado buscas na plataforma do Sistema Online de Apoio ao Congresso (SOAC) do CBCE no período de 2017 a 2021, integralizando os anais de três edições do GTT corpo e cultura do CONBRACE. A palavra-chave utilizada para identificação e seleção dos trabalhos foi práticas corporais. Foram encontrados e selecionados 11 trabalhos, sendo 05 resumos simples e 06 resumos expandidos, os quais foram submetidos aos procedimentos técnicos da análise de conteúdo (FRANCO, 2008).

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