Resumo

OBJETIVO: Identificar a satisfação no trabalho de profissionais de uma organização de saúde através da percepção de qualidade de vida do trabalho (QVT).

MÉTODOS: Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa realizado em uma organização de saúde com uma amostra de 256 trabalhadores, sendo os dados coletados por meio de um questionário estruturado adaptado do modelo de QVT de Walton. As análises foram realizadas com ferramentas da estatística descritiva, as quais foram: frequência, média aritmética, moda, desvio-padrão, coeficiente de variação (CV) e intervalos de confiança (IC).

RESULTADOS: Foram identificadas 19 variáveis classificadas como positivas ou satisfatórias e 15 variáveis classificadas como negativas ou insatisfatórias à QVT. A dimensão compensação justa e adequada concentrou todas as classificações negativas para as variáveis e a dimensão relevância social na vida e no trabalho foi a que indicou o maior percentual de trabalhadores concordantes ou satisfeitos entre todas as dimensões analisadas.

CONCLUSÕES: Existem fortes indícios de insatisfação da maioria dos trabalhadores nas variáveis da QVT, havendo concentração na dimensão compensação justa e adequada.

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