Análise da relação do primeiro gol e o período de ocorrência com o resultado final da partida no campeonato paulista sub 15 de 2017
Por VRT Araujo (Autor), IC Añon (Autor), AJ Scaglia (Autor).
Resumo
analisar a relação do primeiro gol e o período em que ele ocorreu com a probabilidade de se obter um determinado resultado final na partida de futebol.
Amostra: foram analisadas todas as súmulas dos jogos do Campeonato Paulista Sub 15 de 2017 através do site oficial da competição.
Métodos: As análises dos dados foram realizadas com base no teste de qui-quadrado de associação. O nível de significância adotado foi de <0,05.
Resultados: observa-se que há uma ampla probabilidade da equipe que realizar o primeiro gol obter a vitória (77,8%). Essa vantagem é superior aos outros resultados finais possíveis, independente do período ou intervalo de tempo em que ocorra o tento inicial. Devemos destacar que entre os intervalos de tempo em que mais ocorreu o primeiro gol, o início do jogo 0’-12’ tem prevalência de 33% de ocorrência. Na somatória o primeiro gol ocorre 76% das vezes no primeiro tempo do jogo e apenas 24% no segundo tempo. Contudo, caso a equipe faça o primeiro gol no segundo tempo as chances de que a mesma obtenha a derrota no jogo é de apenas 0,3% do total da amostra.
Conclusões: Portanto, realizar o primeiro gol é de suma importância para a equipe obtenha resultados positivos, ou seja, ser vitoriosa na partida.