Resumo

Problema: a seleção e organização das tarefas podem condicionar a carga de treinamento. Objetivo: analisar a relação entre as variáveis pedagógicas (situação de jogo e nível de oposição), as variáveis organizacionais e as variáveis de carga externa. Método: consiste em uma análise de um total de 38 treinamentos, compostos por 340 tarefas de um time de uma categoria cadete durante a temporada 2015/2016. Além disso, realizou-se uma dupla filtragem de dados para eliminar as tarefas de aquecimento e lances livres. O estudo apresenta resultados descritivos de todas as variáveis. Para isso, usaram-se coeficientes de correlação de Pearson e Spearman a fim de identificar relações entre as variáveis. Resultados: se estabeleceu uma relação significativa entre as variáveis que definem a organização do treinamento e as variáveis de carga externa. As tarefas em que poucos jogadores são agrupados, com oposição ativa, em espaços reduzidos, com alta participação e altos níveis de tempo de prática motriz aumentam a carga de treinamento.

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