Análise da Relação Entre Coordenação Motora, Aptidão Física e Desempenho Acadêmico em Crianças: Implicações Para a Educação Física na Escola
Por Daniel das Virgens Chagas (Autor), Dirceu Gama (Autor), Gustavo Leporace (Autor), Joyce Ferreira Carvalho (Autor), Luiz Alberto Batista (Autor).
Em Pensar a Prática v. 19, n 3, 2016. Da página 533 a 545
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar o inter-relacionamento entre coordenação motora, aptidão física e desempenho acadêmico. Cento e dezenove escolares foram recrutados. Os níveis de coordenação, aptidão física e desempenho acadêmico foram estimados utilizando-se, respectivamente, os testes KTK, sit-up e exames governamentais. Os resultados indicaram que os níveis de força/resistência muscular podem influenciar as associações entre coordenação e desempenho acadêmico, assim como os níveis de coordenação podem influenciar as associações entre força/resistência e desempenho acadêmico. As tendências de associações positivas entre as variáveis analisadas sugerem que a prática de atividades físicas nas escolas não deve ser preterida em detrimento do alcance de metas no desempenho escolar.