Resumo

A pesquisa resulta da necessidade de compreender a relação entre o esporte e desempenho escolar, destacando os fatores relacionados aos aspectos de organização desse processo por parte da instituição, de professores, técnicos e alunos, contextualizando o esporte, mediante dados histórico-conceituais. Analisa-se como os alunos/atletas que conciliam a sua rotina de treinamento esportivo com a escolarização básica conseguem sucesso escolar em relação aos alunos que participam apenas das aulas de Educação Física na Escola da rede Estadual Centro de Ensino Barbosa de Godóis da cidade de São Luís, Estado do Maranhão. Três pressupostos básicos e fundamentais funcionam como balizas de orientação e de observação teórica: (i) a relação entre prática esportiva competitiva e desempenho escolar; (ii) o processo de escolarização dos alunos/atletas pertencentes às equipes desportivas e a sua formação básica; (iii) as principais dificuldades dos alunos/atletas na conciliação Desporto e na sua Formação, como estudantes. Neste contexto de pressupostos, insere-se o trabalho na perspectiva de uma pesquisa de campo, de caráter Exploratório, predominantemente qualitativa, descritiva e documental. Realizada por meio de questionários, análise de documentos e observação do campo investigado. Os resultados demonstraram que os alunos-atletas não encontraram dificuldades em conciliar a prática esportiva como os estudos. 

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