Análise da Resistência Cardiopulmonar Sob Diferentes Cargas em Exercícios Aeróbicos
Por Hongwei Li (Autor), Lifei Xu (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 28, n 6, 2022.
Resumo
Introdução
O principal objetivo do exercício aeróbico é melhorar a resistência cardiorrespiratória. Com a implementação do plano nacional de ginástica, a ideia de esportes para toda a vida é gradualmente aceita pelas massas e o conceito de ginástica aeróbica está popularizando-se.
Objetivo
Analisar as respostas de resistência cardiorrespiratória em estudantes universitárias sob distintas frequências no exercício aeróbico.
Métodos
20 jovens professoras e mulheres civis foram aleatoriamente selecionadas e divididas em dois grupos. O grupo experimental executou exercícios aeróbicos de 45 e 90 minutos, sob análise das alterações na função cardiopulmonar antes e depois de cada exercício.
Resultados
Após 16 semanas de exercício aeróbico com diferentes cargas, todas as mulheres jovens que participaram do treinamento mostraram um aumento significativo na capacidade vital e na capacidade máxima de absorção de oxigênio. A capacidade vital do grupo de exercícios aeróbicos de 90 minutos foi significativamente maior do que a do grupo de exercícios aeróbicos de 45 minutos (P<0,05).
Conclusão
O estabelecimento de um modelo de resposta de resistência cardiorrespiratória pode analisar com precisão os efeitos de diferentes frequências de exercício aeróbico sobre a resistência cardiorrespiratória. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.