Resumo

Introdução:

O principal objetivo do exercício aeróbico é aumentar a resistência cardiopulmonar, por isso é necessário construir modelos de resposta de resistência cardiopulmonar baseados em diferentes frequências de exercício aeróbico.

Objetivo:

Estudar a resposta de resistência cardiopulmonar de mulheres em diferentes frequências de exercício aeróbio.

Métodos:

Vinte jovens profissionais de escritório (professoras e funcionárias públicas) que frequentavam uma academia foram divididas randomicamente em dois grupos. A função cardiopulmonar foi estudada e analisada antes e depois de 16 semanas de exercício aeróbico com diferentes cargas de exercício.

Resultados:

Depois de 16 semanas de exercícios aeróbicos com diferentes cargas, todas as jovens tiveram melhora significativa da capacidade vital (CV), sendo que a capacidade máxima de captação de oxigênio melhorou até certo ponto. Comparada com o grupo de exercícios aeróbicos de 45 minutos, a capacidade vital (CV) do grupo de exercícios aeróbicos de 90 minutos foi significativamente maior (P > 0,05).

Conclusões:

Quando praticado com frequência regular, o exercício aeróbico com carga relativamente alta pode melhorar o desenvolvimento da função respiratória. Isso pode dever-se à estimulação profunda do sistema respiratório a partir de exercícios aeróbicos de alta carga e, em última instância,é devidoao exercício intensivo da função pulmonar. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Acessar