Resumo

Introdução: O período infantil é um dos mais importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças, pois nesta fase as alterações antropométricas podem acontecer de acordo com o aumento da idade. Avaliações que mensuram a antropometria são validas na infância, sobretudo porque elas têm o potencial de dar um diagnóstico inicial, assim como uma variação nos valores. Neste caso, por ser de fácil aplicação, o Índice de Massa Corporal (IMC) é um dos mais usados em grandes populações como no caso de escolares durante o período da infância. Objetivo: Avaliar a variação do IMC de crianças de uma escola pública da cidade de Louveira-SP. Métodos: Participaram do estudo 74 crianças com faixa etária entre 3 e 4 anos, sendo 40 do sexo masculino e 34 do sexo feminino, os quais eram alunos da Escola CECI Pequenos Brilhantes da Cidade de Louveira-SP. A primeira avaliação antropométrica aconteceu na primeira semana de fevereiro e a segunda na última semana de dezembro e ambas contaram com a mensuração da massa corporal (Balança Oxer Digital) e da estatura (Estadiomêtro de madeira) para cálculo posterior do IMC. No tratamento estatístico a significância adotada foi de P<0,05 e para análise dos grupos foi usado o Teste T para amostras pareadas (Programa SPSS 26.0). Resultados: Como resultado, a tabela 1 indica os dados da primeira e segunda avaliação. Conclusões: Com base nas informações encontradas é possível concluir que não houve diferença significativa entre a primeira e segunda avaliação do IMC em ambos os grupos.

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