Resumo

OBJETIVO:
Validar um teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva. Analisar os comportamentos táticos de ataque e defesa em situação de jogo 3x3. Analisa-se o jogador sem bola (JSB), o jogador com bola (JCB), o marcador do jogador sem bola (MJSB) e o marcador do jogador com bola (MJCB).

METODOLOGIA E RESULTADO:
Amostra: Foram analisados 66 alunos (33 de cada sexo), com idade de 10,31 (+1,8).
Procedimento: Aplicou-se o TCTP:OE, com duração de 4 minutos. Joga-se 3x3 com pé e mão em um espaço de 9x9 metros, sem meta ou local de definição, objetivando a manutenção da posse de bola. Filmaram-se 904 ações sendo 449 correspondentes aos parâmetros de ataque (172 para JCB, 277 para JSB), e 455 ações de defesa (80 para MJSB e 375, para MJCB).

Análise estatística:
Para determinar o desempenho dos participantes realizou-se análise descritiva (frequência, porcentagem e percentis). Estabeleceu-se a fidedignidade das observações pelo cálculo do índice de concordância entre avaliadores (Kappa): JSB (0,368), p=0,000; JCB (0,338), p=0,00; MJSB (0,255), p=0,006; MJCB (0,402), p = 0,000

RESULTADO:
Relacionou-se o desempenho das crianças com o número de ações realizadas: 35,3% das crianças obtiveram desempenho fraco (6 a 15 ações); 16,7% obtiveram desempenho regular (16 a 18 ações); 50% obtiveram desempenho bom (19 a 22 ações) e 25% obtiveram desempenho muito bom (23 a 38 ações).

CONCLUSÃO:
Os resultados apontam maior heterogeneidade nas ações defensivas, acima dos desempenhos bons, sugerindo que as crianças possuem maior dificuldade em realizar adequada marcação sobre o jogador sem bola.