Análise das Alterações de Temperatura Corporal em Adultos Jovens de Ambos os Sexos Participantes de Práticas Esportivas Recreativas
Por Anderson Miguel da Cruz (Autor), Carla Carolina Rodrigues da Silveira (Autor), Francinaldo da Conceição (Autor), Hellis Paula Caires Santos (Autor), Jhonattas Vinicius Gonçalves de Assis (Autor), Samuel Gomes de Souza (Autor), Viviane Gomes Barbosa (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: Os exercícios físicos em geral, principalmente as práticas esportivas, consomem e produzem grandes quantidades de energia, que devem ser dissipadas para o meio ambiente, a esse mecanismo dá-se o nome de termorregulação. Durante exercícios intensos, a produção metabólica de calor no homem pode elevar-se muito, o que elevaria demasiadamente a temperatura corporal, se não fossem esse mecanismo regulador. OBJETIVO: Analisar as alterações de temperatura corporal em acadêmicos de ensino superior durante sua participação numa competição esportiva, comparando situações pré e pós esforço. METODOLOGIA: Pesquisa de caráter transversal, amostra constituída de 14 indivíduos voluntários, divididos em dois grupos por gênero (8 homens e 6 mulheres). A temperatura foi medida com aparelho digital da marca Tech Line, antes da realização (momento de repouso) e imediatamente após o término das práticas esportivas. Com o rol de dados procedeu tratamento de estatística descritiva (média e desvio padrão). RESULTADOS: A Temperatura inicial das mulheres se mostrou mais baixa que a dos homens no momento pré, e mais alta no momento pós. CONCLUSÃO: Verificou-se que, logo após o termino da prática esportiva, a temperatura corporal das mulheres variou mais que a dos homens.