Análise das Alterações de Variáveis Antropométricas em Homens Praticantes de Musculação
Por Rafael Nunes (Autor), Roberto Silva Junior (Autor), Luis Gustavo Lopes (Autor), José Mário Campeiz (Autor), Vicente de Paula Campeiz (Autor), Edvânia Conceição Fernandes Silva Campeiz (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução: As academias nos últimos anos têm sido cada vez mais solicitadas por pessoas que visam melhorar a estética, a qualidade de vida, a performance, entre outras.
Objetivo: analisar as alterações do percentual de gordura (%G) e de massa magra (MMM) de 10 homens com idade media de 25 (+ 2) anos, todos iniciantes na musculação e trabalhos aeróbios em aparelhos ergométricos.
Metodologia: Os indivíduos treinavam três vezes (3x) por semana 45 minutos de exercícios resistidos e 30 minutos de exercícios aeróbios, durante 6 meses. Os indivíduos foram submetidos a uma avaliação física no inicio e final deste período. Para as medidas das dobras cutâneas foi utilizado um adipômetro da marca Sanny e para o calculo do percentual de gordura foi utilizado o protocolo de Jackson & Pollock. Para as medidas da Massa Corporal utilizou-se uma balança de marca Filizola.
Resultados: Os valores de media e desvios padrão das avaliações realizadas do grupo foram calculados; para indicar as diferenças entre o pré e pós teste utilizou-se o teste t de student, o nível de significância adotado foi p<0,05. Os resultados demonstraram que houve diminuição estatisticamente significante entre o pré e pós teste da variável (%G) (19,38 x 15,04 %) (p=0,001) e houve um aumento estatisticamente significante da variável (MMM) (59,39 x 61,41 kg) (p= 0,017).
Conclusão: A metodologia dos exercícios que foi proposta fez com que houvesse diminuição no percentual de gordura com ganho de massa magra. Outras variáveis não analisadas como a dieta podem ter interferido nos resultados.