Análise das Concepções de Lazer e Trabalho dos Docentes de Educação Física
Por Lourenço Nunes Batista Silva (Autor), Amanda Raquel Rodrigues Pessoa (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 27, n 297, 2023.
Resumo
A pesquisa está pautada na relação entre lazer e trabalho, partindo do contexto conceitual, com foco no entendimento que professores de Educação Física têm acerca dessas significações. O objetivo geral: compreender a relação entre lazer e trabalho no cotidiano de professores do curso de Educação Física do Instituto Federal do Ceará (IFCE). De forma específica, identificar as concepções de lazer e trabalho desses sujeitos e como eles difundem a relação entre essas duas esferas sociais. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e de campo. Foram realizadas entrevistas com 11 professores do IFCE, Campus - Juazeiro do Norte. Percebeu-se que os professores possuem uma compreensão sobre lazer pautada em propriedades teóricas discutidas no decorrer do trabalho, vinculadas ao prazer, diversão, desenvolvimento, descanso e bem-estar, como também a relação com o tempo livre. O trabalho na concepção docente, por ser uma esfera das obrigações, o descaracteriza como lazer, mas destacaram que há propriedades comuns entre as duas esferas com destaque para o prazer.