Resumo

O desenvolvimento motor é um processo permanente de mudanças que se inicia na concepção e cessa somente no final da vida. Na década de 30 acreditava-se que o desenvolvimento motor se atribuía à maturação do sistema nervoso. Atualmente esta visão mudou e uma teoria mais recente conhecida como abordagem ecológica defende que o desenvolvimento motor esta relacionado a um conjunto de restrições: indivíduo, ambiente e tarefa. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o desenvolvimento motor das habilidades motoras chutar e arremessar de acordo com o modelo de estágios proposto por Gallahue & Ozmun (2002) e a influência das vivncias motoras das crianças. A amostra foi constituída de 10 crianças de ambos os sexos com idade de 11-12 anos de uma escola de ensino fundamental. Primeiramente as crianças responderam ao questionário e depois realizaram as habilidades motoras arremessar e chutar. Os dados coletados foram registrados por filmagem e classificados por meio da análise do vídeo. Utilizou-se um checklist por componentes (braço, tronco e pernaas), subdivididos em estágios. Ao comparar os resultados obtidos nos testes motores com as respostas do questionário, pode-se observar que a habilidade chutar apresentou maiores índices no estágio maduro e uma maior relação com as influências de fatores sócio-culturais associados às oportunidades de prática. Em relação, ao padrão motor arremessar as crianças apresentaram um atraso motor nessa habilidade e quando comparados as repostas do questionário, observamos uma influência dos fatores sócio-culturais e a falta de oportunidades de prática, como fatores negativos e possíveis causadores do atraso no padrão motor. Conclui-se que os fatores sociais e a oportunidades de prática, influenciam o desenvolvimento das habilidades motoras, no entanto, não se sabe ainda ao certo o quanto.