Resumo

A ginástica é uma modalidade muito ampla e que traz benefícios para aquele que a pratica. A abordagem metodológica Crítico-Superadora atrelada à ginástica proporciona aos alunos criticidade e capacidade reflexiva do que foi visto na aula. Através do desenvolvimento de uma proposta de aulas de ginástica para a escola baseada na abordagem metodológica Crítico-Superadora, surgiu a pesquisa, que tem o objetivo de Analisar as impressões que alunos do primeiro ano do Ensino Médio obtiveram a partir das aulas aplicadas. A pesquisa é de caráter descritivo de cunho qualitativo. Para o procedimento da pesquisa foram aplicadas dez aulas sobre diferentes temas da área da ginástica, das quais participaram cerca de 25 alunos, entre meninos e meninas do Colégio Liceu do Conjunto Ceará. No entanto apenas 9 alunos foram selecionados para responder o questionário, pois estavam nas primeiras aulas. As respostas foram bastante positivas, pois no início das intervenções, os alunos em sua maioria, não tinham nenhum conhecimento sobre ginástica. Então pode-se afirmar que conseguiram associar prática e teoria. O aspecto confiança apareceu em quase todas as respostas, logo, conseguiram se relacionar melhor não somente durante os exercícios mas, também em suas relações cotidianas. 

Acessar