Análise das Justificativas e Sua Associação com o Tempo de Permanência na Prática de Exercícios Físicos em Uma Academia de Minas Gerais
Por José de Araceli Alves Júnior (Autor), Alessandro de Oliveira (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Devido a sua reconhecida importância para diversos fins, a prática de exercícios físicos (EF), devidamente orientada, têm sido encorajadas, sendo locais fechados denominados de academias, àqueles de maior frequência pela comunidade. No entanto, a rotatividade nestes locais tem-se mostrado elevada, sugerindo a análise dos motivos para tais desistências. O objetivo deste estudo foi analisar as justificativas, bem como, sua associação com o tempo de permanência na prática de EF em uma academia do interior de Minas Gerais. Para tal, 29 participantes (20 do sexo masculino) participaram do estudo, respondendo a um questionário semiestruturado para a obtenção de dados básicos (sexo, idade, etnia, tipo de moradia, estado civil, escolaridade e nível socioeconômico), os motivos para a realização e desistência dos EF (variáveis independentes), e o tempo de permanência matriculado na academia (variável dependente). A coleta de dados foi realizada entre os meses de maio e junho de 2019. Os dados foram expressos por meio de frequência absoluta e relativa [n (%)]. Os participantes foram dividos em dois grupos (G), de acordo com o tempo de permanência matriculado na academia [menor (G1) e igual ou maior (G2) que 0,75 anos). Para a análise da associação entre as variáveis independente e dependentes, foram realizados os testes de Qui-quadrado: Coeficiente de Phi para variáveis cuja tabela de contingência fosse de dimensão 2 x 2 e coeficiente de V de Cramer para variáveis com 3 ou mais categorias (p<0,05). Quanto às variáveis básicas obtidas, apesar do grupo amostral caracterizar-se, em sua maioria, como jovem, de etnia branca ou indígena, solteiro, residente em zona urbana em moradia própria, alto nível de escolaridade e renda superior a R$2000,00, tais 2 variáveis não se correlacionaram com o tempo de permanência. No entanto, o objetivo relatado a ser alcançado na academia mostrou-se associado [χ (1)= 4,887; p<0,05], 2 com o tempo de permanência (tabela). Além disso ao agrupar as justificativas relatadas quanto à razões intrínsecas e extrínsecas, ficou evidenciada associação [χ (1)= 4,887; p><0,05] com a variável independente estudada. Sendo assim, apesar do pequeno número amostral obtidos, o objetivo a ser proposto, bem como, os motivos que levaram as desistências podem estar relacionar ao tempo de permanência do praticante. Desta forma, a implantação de métodos que possibilitem antecipar possíveis desistências levando em conta os objetivos e motivos apresentados, fazem-se necessários.><0,05], com o tempo de permanência (tabela). Além disso ao agrupar as justificativas relatadas quanto à razões intrínsecas e extrínsecas, ficou evidenciada associação [χ (1)= 4,887; p<0,05] com a variável independente estudada. Sendo assim, apesar do pequeno número amostral obtidos, o objetivo a ser proposto, bem como, os motivos que levaram as desistências podem estar relacionar ao tempo de permanência do praticante. Desta forma, a implantação de métodos que possibilitem antecipar possíveis desistências levando em conta os objetivos e motivos apresentados, fazem-se necessários.><0,05] com a variável independente estudada. Sendo assim, apesar do pequeno número amostral obtidos, o objetivo a ser proposto, bem como, os motivos que levaram as desistências podem estar relacionar ao tempo de permanência do praticante. Desta forma, a implantação de métodos que possibilitem antecipar possíveis desistências levando em conta os objetivos e motivos apresentados, fazem-se necessários.