Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as metodologias do treinamento tático que são utilizadas no futebol atual, conceituando-as e contextualizando-as em seus aspectos favoráveis e desfavoráveis.
Amostra: Composta por catorze profissionais da área que atuam no mercado com vivência nas categorias de base. Todos formados em Educação Física e já atuaram ou atuam na formação de atletas, ou seja, em categorias de base.
Métodos: No plano empírico, este estudo está caracterizado como uma pesquisa qualitativa. Quanto à natureza descritiva, um estudo de campo. Com relação aos procedimentos técnicos foi utilizada como instrumento uma entrevista semiestruturada, composta por quatro questões e catorze entrevistados, construídas a partir dos indicadores encontrados na revisão crítica da literatura referente à temática do treinamento tático no futebol.
Resultados: Os entrevistados souberam definir bem os métodos de treinamento tático justificando a escolha de determinado método de acordo com as características individuais dos atletas, do modelo de jogo adotado pela equipe e até mesmo com a posição na tabela do campeonato. Além disso, todos os treinadores relacionaram a escolha do método com a capacidade cognitiva do grupo. Quanto à lógica didática na escolha da ordem dos métodos, todos os entrevistados entendem que o treinamento deve partir do mais simples para o mais complexo e que os
princípios que norteiam estes métodos são as necessidades da própria equipe, tais como, análise do adversário, as especificidades de cada método, modelo de jogo e a aplicação dos princípios táticos ofensivos e defensivos.
Conclusão: Pôde-se concluir que cada método possui sua particularidade e importância para se trabalhar determinada situação tática. Dentre os métodos de treinamento tático o método em forma de jogo foi definido pelos entrevistados como o que consegue aproximar melhor o treinamento da realidade do jogo, possuindo assim mais aspectos favoráveis para o desenvolvimento pleno do atleta.

Acessar