Resumo

O presente estudo debateu o papel das universidades públicas federais de Minas Gerais na formulação de políticas de lazer e de esporte nos campi, através da análise documental dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI’s), dos Estatutos e dos Regimentos Gerais. Por meio de uma ferramenta de busca, os termos “lazer” e “esporte” foram quantificados e organizados em categoria de análises, identificando a localização destes nos documentos e a quais discursos foram vinculados. Os documentos indicaram que o lazer e o esporte estão presentes em todas as universidades investigadas em variadas instâncias (Extensão Universitária, Assistência Estudantil, Infraestrutura Física) e a partir de diferentes conceitos e objetivos. Entretanto, poucas são as universidades que conseguem definir uma política própria para seu desenvolvimento. A maioria os organiza na forma de eventos isolados e não como uma política efetiva de animação e os concebe de maneira funcionalista e assistencialista (promoção à saúde/qualidade de vida; manutenção/permanência dos estudantes na instituição; e possibilidade de interação social). Apenas quatro universidades indicaram compreendê-los de forma abrangente, enquanto parte integrante de suas ações educativas e enquanto direito constitucional que deve ser universalizado.

Acessar